rss
twitter
    uma imagem e olhares diferentes

As primeiras “coisas” do mundo


1 – Primeira câmera digital do mundo (1975)

Em dezembro de 1975, o engenheiro Steve Sasson da Kodak, inventou algo que, décadas mais tarde, revolucionou a fotografia: a primeira câmera fotográfica digital.
Ela era do tamanho de uma torradeira e capturava imagens em preto e branco com uma resolução de 100×100 – ou 0,01 megapixels na linguagem de hoje. As imagens eram armazenadas em fitas cassete, demorando 23 segundos até serem salvas.
2 – Primeira capa de disco do mundo (1938)
Somente em 1938 que um disco de música recebeu a primeira capa própria (imagem abaixo), antes os discos eram vendidos dentro de um papel pardo sem nada de interessante.

3 – Primeiro romance do mundo

Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca de amor e sabedoria.
4 – Primeiro servidor e primeira página da internet



Info.cern.ch foi o primeiro site do mundo a entrar no ar, hospedado no primeiro servidor de internet do mundo. Os dois eram de propriedade do CERN, que é a Organização Europeia para a Investigação Nuclear.
5 – Primeira motocicleta do mundo (1885)


A primeira moto do mundo foi criada pelos inventores alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Instalou-se um motor a gasolina de um cilindro. Hoje ela está no museu da Mercedes-Benz que é localizado em Stuttgart, Alemanha.
6 – Primeiro raio-X do mundo (1895)


Em 1895, essa imagem fantasmagórica de uma mão usando um anel de casamento chocou e fascinou o público. Essa “foto” foi o primeiro raio-X do mundo e, desde então, o método mudou o mundo da medicina.

7 – Primeiro mouse do mundo (1963)
Douglas Engelbart, idealizou e realizou o primeiro mouse em 1963. Usava discos de metais e movia-se apenas na horizontal e vertical.
O projeto permaneceu secreto até que alguns anos mais tarde um outro americano, Bell English, aperfeiçoou o projeto de Engelbart, conseguindo torná-lo mais prático e “utilizável“.
Primeiro mouse do mundo (1964)


8 – Primeiro arranha-céu do mundo (1885)
Em 1885 William Le Baron Jenney construiu o Edifício Home Insurance, dito como o primeiro arranha-céu do mundo. Era a primeira vez que um edifício de grande altura tinha, tanto suas lajes internas, quanto as paredes externas, suportadas por uma forte estrutura metálica.


9 – Primeiro carro conceito do mundo (1938)
Considerado o primeiro carro-conceito da história construído por uma marca conhecida, o Buick Y-Job foi apresentado em 1938. Criado pelos departamentos de estilo da General Motors e de engenharia da Buick, foi desenhado por Harley J. Earl, o primeiro chefe de estilo da GM. O chassi utilizado era de um Buick da época. A denominação "Y" procurava uma alternativa a tantos carros experimentais com a letra "X". Soluções mecânicas e de estilo do Y-Job apareceram em diversos modelos de linha dos anos 40, sobretudo da Buick e Cadillac.

10 – Primeiro MP3 player do mundo (1998)

O primeiro tocador de música pessoal capaz de carregar arquivos MP3 foi o MPMan F10, feito por Korea’s Saehan Information Systems e foi lançado em março de 1998.
O F10 continha uma memória Flash de 32MB, suficiente para armazenar músicas codificadas a 128Kb/s.


11 – Primeiras palavras-cruzadas do mundo (1913)


As primeiras cruzadas modernas foram elaboradas por Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913. Entretanto uma forma rústica do jogo já existia no Antigo Egito. Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas britânicas recrutaram especialistas em palavras cruzadas para tentar decifrar códigos.
12 – Primeiro microprocessador do mundo (1971)


Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
13 – Primeira revista do mundo (1731)

a284_magazine
Gentleman’s Magazine, publicada pela primeira vez em 1731, é considerada a primeira revista do mundo. Ela foi editada por Edward Cave que se utilizou pela primeira vez do termo “revista”.
14 – Primeira foto do mundo (1826)


Da janela do francês Joseph-Nicéphore Niepce, surge a primeira “fotografia” do mundo. Trata-se de uma imagem produzida, em 1826, numa placa de estanho coberta com um derivado fotossensível de petróleo (chamado Betume da Judeia).

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails

visitantes recentes

se gostou seja seguidor do blog

Ocorreu um erro neste gadget

locais de origem dos visitantes.