rss
twitter
    uma imagem e olhares diferentes

As primeiras “coisas” do mundo


1 – Primeira câmera digital do mundo (1975)

Em dezembro de 1975, o engenheiro Steve Sasson da Kodak, inventou algo que, décadas mais tarde, revolucionou a fotografia: a primeira câmera fotográfica digital.
Ela era do tamanho de uma torradeira e capturava imagens em preto e branco com uma resolução de 100×100 – ou 0,01 megapixels na linguagem de hoje. As imagens eram armazenadas em fitas cassete, demorando 23 segundos até serem salvas.
2 – Primeira capa de disco do mundo (1938)
Somente em 1938 que um disco de música recebeu a primeira capa própria (imagem abaixo), antes os discos eram vendidos dentro de um papel pardo sem nada de interessante.

3 – Primeiro romance do mundo

Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca de amor e sabedoria.
4 – Primeiro servidor e primeira página da internet



Info.cern.ch foi o primeiro site do mundo a entrar no ar, hospedado no primeiro servidor de internet do mundo. Os dois eram de propriedade do CERN, que é a Organização Europeia para a Investigação Nuclear.
5 – Primeira motocicleta do mundo (1885)


A primeira moto do mundo foi criada pelos inventores alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Instalou-se um motor a gasolina de um cilindro. Hoje ela está no museu da Mercedes-Benz que é localizado em Stuttgart, Alemanha.
6 – Primeiro raio-X do mundo (1895)


Em 1895, essa imagem fantasmagórica de uma mão usando um anel de casamento chocou e fascinou o público. Essa “foto” foi o primeiro raio-X do mundo e, desde então, o método mudou o mundo da medicina.

7 – Primeiro mouse do mundo (1963)
Douglas Engelbart, idealizou e realizou o primeiro mouse em 1963. Usava discos de metais e movia-se apenas na horizontal e vertical.
O projeto permaneceu secreto até que alguns anos mais tarde um outro americano, Bell English, aperfeiçoou o projeto de Engelbart, conseguindo torná-lo mais prático e “utilizável“.
Primeiro mouse do mundo (1964)


8 – Primeiro arranha-céu do mundo (1885)
Em 1885 William Le Baron Jenney construiu o Edifício Home Insurance, dito como o primeiro arranha-céu do mundo. Era a primeira vez que um edifício de grande altura tinha, tanto suas lajes internas, quanto as paredes externas, suportadas por uma forte estrutura metálica.


9 – Primeiro carro conceito do mundo (1938)
Considerado o primeiro carro-conceito da história construído por uma marca conhecida, o Buick Y-Job foi apresentado em 1938. Criado pelos departamentos de estilo da General Motors e de engenharia da Buick, foi desenhado por Harley J. Earl, o primeiro chefe de estilo da GM. O chassi utilizado era de um Buick da época. A denominação "Y" procurava uma alternativa a tantos carros experimentais com a letra "X". Soluções mecânicas e de estilo do Y-Job apareceram em diversos modelos de linha dos anos 40, sobretudo da Buick e Cadillac.

10 – Primeiro MP3 player do mundo (1998)

O primeiro tocador de música pessoal capaz de carregar arquivos MP3 foi o MPMan F10, feito por Korea’s Saehan Information Systems e foi lançado em março de 1998.
O F10 continha uma memória Flash de 32MB, suficiente para armazenar músicas codificadas a 128Kb/s.


11 – Primeiras palavras-cruzadas do mundo (1913)


As primeiras cruzadas modernas foram elaboradas por Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913. Entretanto uma forma rústica do jogo já existia no Antigo Egito. Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças armadas britânicas recrutaram especialistas em palavras cruzadas para tentar decifrar códigos.
12 – Primeiro microprocessador do mundo (1971)


Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
13 – Primeira revista do mundo (1731)

a284_magazine
Gentleman’s Magazine, publicada pela primeira vez em 1731, é considerada a primeira revista do mundo. Ela foi editada por Edward Cave que se utilizou pela primeira vez do termo “revista”.
14 – Primeira foto do mundo (1826)


Da janela do francês Joseph-Nicéphore Niepce, surge a primeira “fotografia” do mundo. Trata-se de uma imagem produzida, em 1826, numa placa de estanho coberta com um derivado fotossensível de petróleo (chamado Betume da Judeia).

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails

visitantes recentes

se gostou seja seguidor do blog

locais de origem dos visitantes.