Em 1976, o governo soviético encomendou ao artista Efim Deshalyt uma maquete de toda cidade de Moscou. A miniatura, que se estendia por uma superfície de mais de 37.000 m², fazia parte de mais uma das propagandas megalomaníacas do regime e levou um ano para ficar pronta. Hoje, os comunistas poderiam resolver tudo com mais rapidez e praticidade. A impressionante técnica fotográfica do tilt-shift é capaz de transformar qualquer imagem em miniaturas como feitas em maquete.
Apesar do atual frisson em torno do tilt-shift, a negócio não é assim tão novo. Algum tempo antes de Efim Deshalyt iniciar a construção de sua mini Praça Vermelha, a Nikon havia desenvolvido uma lente SRL para suas câmeras de 35mm capaz de provocar o shift um uma imagem (basicamente, um efeito de deslocamento que causa rotação da imagem). A Canon aprimoraria a tecnologia em 1973, acrescentando ao movimento já existente o de tilt, que causa inclinação - ou báscula – do assunto fotografado.
É manipulando a combinação desses dois movimentos que a técnica tilt-shift consegue transformar qualquer assunto fotografado em uma versão miniaturizada dele mesmo. Graças ao avanço das câmeras digitais, a aplicação do efeito deixou de exigir muitos conhecimentos na área, mas a verdade é que ninguém se interessou tanto assim. O atual sucesso da técnica tilt-shift tem a ver com o software senhor de todas as ilusões óticas: o PhotoShop.
Fazendo ajustes simples de cor e nitidez, fica ao alcance de qualquer um criar sua própria maquete a partir de uma imagem feita por câmeras domésticas. Se o caso é de pouco domínio sobre programas de edição de fotos, uma opção interessante é o TiltShift Maker, que transforma tudo em poucos cliques.
Abaixo um vídeo produzido pelo fotógrafo australiano Keith Loutit, que estendeu a técnica das miniaturas para a animação: uma corrida de Monster Truks feita com mini-carrinhos, numa mini-arena e suas mini-pesoas. O resultado é fantástico.
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