rss
twitter
    uma imagem e olhares diferentes

técnicas fotográficas - tilt-shift








fotografia bascula giro tecnica


Em 1976, o governo soviético encomendou ao artista Efim Deshalyt uma maquete de toda cidade de Moscou. A miniatura, que se estendia por uma superfície de mais de 37.000 m², fazia parte de mais uma das propagandas megalomaníacas do regime e levou um ano para ficar pronta. Hoje, os comunistas poderiam resolver tudo com mais rapidez e praticidade. A impressionante técnica fotográfica do tilt-shift é capaz de transformar qualquer imagem em miniaturas como feitas em maquete.

Apesar do atual frisson em torno do tilt-shift, a negócio não é assim tão novo. Algum tempo antes de Efim Deshalyt iniciar a construção de sua mini Praça Vermelha, a Nikon havia desenvolvido uma lente SRL para suas câmeras de 35mm capaz de provocar o shift um uma imagem (basicamente, um efeito de deslocamento que causa rotação da imagem). A Canon aprimoraria a tecnologia em 1973, acrescentando ao movimento já existente o de tilt, que causa inclinação - ou báscula – do assunto fotografado.

É manipulando a combinação desses dois movimentos que a técnica tilt-shift consegue transformar qualquer assunto fotografado em uma versão miniaturizada dele mesmo. Graças ao avanço das câmeras digitais, a aplicação do efeito deixou de exigir muitos conhecimentos na área, mas a verdade é que ninguém se interessou tanto assim. O atual sucesso da técnica tilt-shift tem a ver com o software senhor de todas as ilusões óticas: o PhotoShop.

Fazendo ajustes simples de cor e nitidez, fica ao alcance de qualquer um criar sua própria maquete a partir de uma imagem feita por câmeras domésticas. Se o caso é de pouco domínio sobre programas de edição de fotos, uma opção interessante é o TiltShift Maker, que transforma tudo em poucos cliques.


fotografia bascula giro tecnica
fotografia bascula giro tecnica
fotografia bascula giro tecnica
Abaixo um vídeo produzido pelo fotógrafo australiano Keith Loutit, que estendeu a técnica das miniaturas para a animação: uma corrida de Monster Truks feita com mini-carrinhos, numa mini-arena e suas mini-pesoas. O resultado é fantástico.




0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails

visitantes recentes

se gostou seja seguidor do blog

locais de origem dos visitantes.