rss
twitter
    uma imagem e olhares diferentes

10 incríveis animais extintos

1. Tiranossauro Rex (extinto há 65 milhões de anos atrás)

O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres que já existiu, medindo até 43,3 metros de comprimento e 16,6 m de altura, com uma massa estimada de 7 toneladas.
Era um carnívoro bípede, com um crânio maciço, cauda longa e pesada e membros posteriores pequenos e curtos. Viveram no período cretáceo, compreendido entre 145 milhões e 500 mil a 65 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente, sendo um dos últimos dinossauros a existir antes da extinção.
Mais de 30 espécimes de Tyrannosaurus Rex foram identificadas, especialistas encontraram alguns esqueletos quase completos e também alguns tecidos moles do animal.
2. Quagga: O animal metade zebra, metade cavalo (extinto desde 1883)


Um dos mais famosos animais extintos da África, uma subespécie de zebra da planície que já foi encontrado em grande número no Cabo da África do Sul, Província, e parte do sul do Estado Livre de Orange.

Foi distinguido de outras zebras por ter marcas habituais vivas na parte frontal do corpo, tendo listras desbotadas e no escuro, espaços inter-banda tornou-se mais amplo, e na parte traseira eram de um tom castanho claro. Devido à grande variação nos padrões de revestimento, foram localizados várias espécies, e não há maneira fácil de saber quais as espécies destas eram verdadeiras, podendo ser uma variante natural.
Os quaggas foram caçados até sua extinção por carne e couro. O último exemplar em cativeiro morreu em 12 de agosto de 1883 no zoológico Artis Magistra, em Amsterdã. O Quagga foi a primeira criatura extinta a ter seu DNA estudado e, recentes pesquisas genéticas na Smithsonian Institution demonstrou que o Quagga não era de fato uma espécie separada de tudo, mas divergiu da zebra das planícies.
3. Tilacino: O tigre-da-tasmânia (extinto desde 1936)

O Tilacino foi o maior marsupial carnívoro conhecido dos tempos modernos. Nativos da Austrália e da Nova Guiné, acredita-se que foram extintos no século 20.
É conhecido como o tigre da Tasmânia (devido à sua volta listrada) ou lobo da Tasmânia. Foi o último sobrevivente de seu gênero, Thylacinus, embora um número de espécies relacionadas tenham sido encontradas nos registros fósseis que datam do início do Mioceno.
Foi extinto na Austrália continental milhares de anos antes da colonização européia do continente, mas sobreviveu na ilha da Tasmânia, junto com um número de outras espécies endêmicas, como o diabo da Tasmânia. A caça intensiva encorajada por recompensas é tida como a maior culpada por sua extinção, mas alguns acreditam que outros fatores podem ter contribuído, tais como a introdução de cães e invasão humana.
4. Vaca marinha (extinto desde 1768)

Anteriormente visto perto da costa asiática do Mar de Bering, foi descoberto em 1741 pelo naturalista George Steller, que estava viajando com o explorador Vitus Bering.
O animal tinha cerca de 7,9 metros (25,9 pés) de comprimento, pesando até três toneladas, muito maior do que o peixe-boi. Tinha duas patas dianteiras, era robusto e possuía grande cauda.
Segundo Steller “O animal nunca sai em terra, vivendo sempre na água. Sua pele é negra e grossa, como a casca de um carvalho velho…, a sua cabeça em proporção ao corpo é pequena…, ela não tem dentes, mas apenas dois ossos brancos na parte de cima e completamente inofensivo”.
Dada a rapidez com que sua população foi eliminada, é provável que a chegada de seres humanos na área foi a causa de sua extinção em outros lugares também. Há ainda relatos esporádicos de avistamento deste animal na área de Bering e na Groenlândia, por isso tem sido sugerido que pequenas populações do animal podem ter sobrevivido até os dias de hoje, mas nada foi comprovado.
5. Alce irlandês ou cervo gigante (extinto cerca de 7.700 anos atrás)





O cervo gigante (giant deer) foi o maior cervo que já viveu. Também conhecido como “alce irlandês” ele viveu na Eurásia, na Irlanda à leste do lago Baikal.
Os últimos restos encontrados da espécie foram datados de 5700 a.C. ou cerca de 7.700 anos atrás. É famoso por suas dimensões consideráveis (cerca de 2,1 metros ou 7 metros de altura nos ombros) e, em especial por ter o maior chifre dos cervídeos conhecidos, (um máximo de 3,65 metros/12 pés de ponta a ponta e pesando até 90 quilos). Alguns sugerem que a caça pelo homem foi um fator que contribuiu para o desaparecimento do alce irlandês, como aconteceu com muitos da fauna pré-histórica, além disso o tamanho dos chifres provavelmente restringia a livre circulação pela floresta, acredita-se também que a espécie possa ter co-evoluído com os seres humanos ao longo de sua existência e, presumivelmente, se adaptado a sua presença.
6. Tigre persa (extinto desde 1970)

O tigre do Cáspio ou Tigre Persa era a sub-espécie de tigre mais ocidental, que encontrou-se no Irã, Iraque, Afeganistão, Turquia, Mongólia, Cazaquistão, Cáucaso, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão, até que aparentemente tornou-se extinto na década de 1970.
O corpo desta espécie era bastante encorpado, com pernas fortes e alongadas, grandes patas largas com grandes garras. As orelhas eram curtas e pequenas, tinha coloração semelhante a do tigre de Bengala, cujo macho era muito grande e pesado, com cerca de 169-240 kg e as fêmeas pouco menores pesando cerca de 85-135 kg.

7. Auroque (extinto desde 1627)


Um dos mais famosos animais extintos da Europa, o auroque (Bos primigenius) era um tipo muito grande de gado, que evoluiu na Índia há cerca de dois milhões de anos, migrando para o Oriente Médio e Ásia, chegando à Europa cerca de 250.000 anos atrás.
Até o século 13 d.C., a espécie era restrita à Polônia, Lituânia, Moldávia, Transilvânia e Prússia Oriental, onde em todo o terreno era restrito aos nobres e, gradualmente à casa real. Com a diminuição da população de auroques um decreto foi assinado punindo com a morte a caça dos animais.
Em 1564 sabia-se da existência de somente 38 animais. O último auroque, uma fêmea, morreu em 1627 na Floresta Jaktorów, na Polônia. O crânio foi posteriormente tomado pelo exército sueco e é agora propriedade da Livrustkammaren, em Estocolmo.
8. Arau-gigante (extinto desde 1844)



Com cerca de 75 centímetros ou 30-34 cm de altura e pesando cerca de 5kg, o arau-gigante foi o maior dos pinguins, eram brancos e com penas pretas brilhantes. No passado, o arau-gigante foi encontrado em grande número de ilhas ao leste do Canadá, Groelândia, Islândia, Noruega, Irlanda e Grã-bretanha, mas acabou sendo caçado até a extinção. Restos encontrados em sambaquis sugerem que pelo menos, ocasionalmente, algumas aves se aventuraram ao sul no inverno, muito recentemente, no século 14.
9. Leão das cavernas (extinto 2.000 anos atrás)
O leão das cavernas, também conhecido como o leão europeu ou euro-asiático das cavernas, é uma sub-espécie extinta de leão conhecida a partir de fósseis e uma grande variedade de arte pré-histórica, sendo considerado um dos maiores leões que já existiu. O fóssil de um macho adulto encontrado em 1985 perto de Siegsdorf (Alemanha), tinha uma altura de cerca de 1,2m e comprimento de 2,1m sem a cauda, que é aproximadamente o mesmo tamanho de um leão moderno muito grande.
10. Dodó (extinto desde o século 17)


O Dodó (também chamado dronte) (Raphus cucullatus) era uma ave não-voadora com cerca de um metro de altura que vivia nas ilhas Maurício, uma das ilhas Mascarenhas na costa leste da África, perto de Madagascar. Se alimentava de frutas e acabou por ser extinta graças à ação do ser humano durante o processo de colonização da ilha. Ela é da família dos pombos, tem asas curtas e bico longo e pesado.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails

visitantes recentes

se gostou seja seguidor do blog

locais de origem dos visitantes.