rss
twitter
    uma imagem e olhares diferentes

Download - VMWare ThinApp 4.0.3.3313 + Vídeo Tutorial



Faça seus próprios Portable
A VMware, produtora do ambiente de virtualização de computadores talvez mais famoso (de mesmo nome), tem uma ferramenta interessante de virtualização, menos conhecida do que seus produtos maiores. Trata-se do Thin App (de nome formal Thinstall).
Ele permite a criação de aplicações portáteis, portable: essas que rodam sem precisar instalar nem alterar nada no computador (diga-se de passagem, é uma aplicação usada por piratinhas para distribuir versões não autorizadas de aplicações portable, como Photoshop, Flash, Office, Nero, entre outros).

O Vmware ThinApp é fácil de usar, basicamente um assistente orienta os passos através do processo da criação da versão portátil dum programa.

Ele deve ser usado num PC limpo, sem vírus e de preferência, sem dados pessoais (cookies, histórico de navegadores, etc). Vale a pena limpar o PC, passar um CCleaner ou similar antes de fazer isso. Ainda é bom que o computador não tenha outros programas necessários para a aplicação rodar já instalados, pois o instalador do programa desejado pode ignorar ou pular arquivos que encontrar. Eles não seriam inclusos no portable, que poderia deixar de rodar num outro computador. Seria legal usar uma instalação limpa do Windows, algo como instalá-lo numa máquina virtual (aproveitando o tema, veja um tutorial do VMware). Para aplicações mais simples essa exigência geralmente não se aplica, variando de programa para programa. Todavia, vale a pena testar o portable gerado em um sistema limpo antes de redistribui-lo.

O VMware ThinApp capta um instantâneo do registro do Windows (registro de configuração, não validação) e do sistema de arquivos. Você instala o programa desejado, e o configura como quiser. Continuando no ThinApp, ele capta outro instantâneo do sistema, para ver as modificações - identificando o que o novo programa alterou no registro e no sistema de arquivos. Com isso pega o que foi modificado, coloca num pacote executável com um subsistema que possa rodar isso em outra instância do Windows, e pronto: tem-se a aplicação portátil.

A vantagem das aplicações portáteis é rodarem em quase qualquer lugar, sem precisar de instalação, além de não alterarem nada no sistema de destino (dependendo das opções, podem alterar dados no registro como configuração, e salvar arquivos do usuário, afinal não teria graça usar um editor "Tal" portable que não salvasse seus arquivos). Rodam mesmo a partir de CD/DVDs ou pen drives, mesmo com conta de usuário limitada.
13.9MB
Download

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Related Posts with Thumbnails

visitantes recentes

se gostou seja seguidor do blog

locais de origem dos visitantes.